Já faz um tempo que aprecio tomar um bom chimarrão. Tornou-se algo tão habitual que tomo praticamente todos os dias. É uma bebida estimulante e energética, que promove a hidratação e a manutenção de várias vitaminas e sais minerais. Faz muito bem para o organismo e dá aquela animada, semelhante ao café “preto” que tomamos aqui em São Paulo, com a diferença de que é uma erva e não uma semente torrada, a base da bebida.

Pré-requisitos:

  • Cuia previamente curtida e limpa. (farei outro post explicando o processo de “curtição” da cuia)
  • Bomba
  • Recipiente para esquentar a água
  • Garrafa térmica
  • Erva-mate simples (que não seja do tipo Pura Folha). Eu prefiro comprar da marca Barão de Cotegipe, pois tem um sabor mais leve e a erva vem embalada a vácuo, conservando-a mais tenra por mais tempo.
  • Fogão/Forno microondas ou outro meio para aquecer a água.

Preparo:

1. Pegue a cuia e lave-a bem.

DSC00594

2. Encha o recipiente com a quantidade de água desejada para tomar o chimarrão. Geralmente, a quantidade de água utilizada para tomar cerca de 3-4 chimas é de 300-400 ml. Eu coloquei cerca de 600 ml de água no recipiente. De acordo com o gráfico no recipiente, para ferver a água no microondas são necessários 8 minutos, aproximadamente. Como a temperatura da água para fazer o chimarrão não deve chegar a ser a de fervura, diminuí o tempo do microondas para 6 minutos, como está mostrando abaixo.

DSC00595DSC00596

3. Pegue o pacote de erva, encha a cuia com erva até atingir mais ou menos o “gargalo” da cuia, como vocês podem ver pela foto.

DSC00598DSC00599

4. Agora você deve utilizar suas mãos. Segure a cuia com a mão esquerda, e ponha a palma de sua mão direita sobre a “boca” da cuia, mas sem tampá-la totalmente, de forma que ainda dê para ver o conteúdo. Vire a cuia no sentido horário, até que ela fique paralela ao chão (posição horizontal). Verifique se o mate ficou pela metade na sua mão. Desvire um pouco a cuia, mas sem deixá-la totalmente na posição vertical, pois senão perderá todo o trabalho que acabou de ter em arrumar o mate.

DSC00602DSC00604

5. Já deve ter acabado de esquentar a água. Coloque a água quente na garrafa térmica. Com a cuia ainda na posição anterior, encoste a ponta da garrafa térmica na parte da cuia que não tem a erva, na parte de cima. Preste atenção para que a água não caia diretamente sobre o mate, e sim, vá até o fundo da cuia. Na medida que a cuia vai se enchendo de água, vá aos poucos voltando-a para a posição vertical, desta vez, cheia de água quente.

DSC00605DSC00606

6. Aguarde até que o mate absorva a água. Os gaúchos costumam chamar essa fase de “Inchar a Erva”. Depende do tamanho da cuia, mas uma cuia de tamanho pequeno a médio geralmente leva em torno de 1-2 minutos para a erva ficar completamente inchada. Você notará que o nível de água diminuirá com o tempo.

DSC00608DSC00613

7. Após esse tempo, a água aparentemente parará de baixar o nível. É nesse momento que se coloca a bomba. Tampe a ponta da bomba com seu dedo polegar, para que ela não se entupa durante a colocação, pois é muito comum entupir. Coloque a bomba dentro da cuia cheia d’água, tomando cuidado para não “desmoronar” o mate, colocando-a bem no canto livre, e ao chegar no fundo da cuia, deslize a bomba para o lado esquerdo, encostando no mate.

DSC00614DSC00618

E é isso ! Aproveite o chimarrão que acabou de fazer, compartilhando-o com seus parentes e amigos. Basta continuar completando a cuia com água quente, e passá-la adiante na roda !

Caso você seja gaúcho e tenha críticas ou sugestões, por favor, deixe um comentário para a gente ! Eu não sou do sul e esse negócio de chimarrão só aprendi recentemente.

Anúncios